sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VEM AÍ A UMAC- NOVA LIMA

Movimento Comunitário de Nova Lima/MG, se organiza
para fundar a União Municipal das Associações Comunitárias

Andrei Cesário - Jaú, Diretor de Comunicação da FAMEMG, conta sobre o movimento formado por vinte e cinco Associações Comunitárias, para a fundação da União das Associações Comunitárias de Nova lima / MG.

Este movimento alavancado pela necessidade de maior organização e fortalecimento do movimento popular e comunitário novalimense, tem se constituído deste outubro de 2008, quando mais de doze entidades comunitárias se reuniram na "Casa dos Conselhos". Discutiram a necessidade de maior organização do movimento e seu conseqüente fortalecimento.

Nos debates foi constituída uma "Comissão Preparatória" responsável pela realização de plenárias nas sete regiões administrativas do município, cujo objetivo é democratizar a discussão, recolher propostas e conscientizar as entidades do município da importância de uma entidade municipal que congregue todo o movimento comunitário novalimense.

Já ocorreram duas Plenárias: Região Sudeste e Região Norte, onde as entidades alem de debaterem o caráter organizativo da entidade, avaliaram as lutas e bandeiras em comum no movimento municipal, como a saúde, habitação, meio ambiente, Defesa Social e Segurança Pública.

Para o Diretor da Famemg, o Congresso da União Municipal servirá para coroar todo um processo de participação popular, como conseqüência da criação de diversos fóruns, conselhos e conferências municipais onde as entidades puderam contribuir e acompanhar as políticas públicas implantadas nos últimos anos.

A necessidade de renovação de idéias, atitudes e ações é um desafio ainda maior para se construir a luta na defesa das bandeiras do movimento em todos os bairros.

De acordo com Jaú, haverá um acompanhamento mais de perto da FAMEMG em todas as cidades mineiras, a partir dos temas debatidos no movimento, "Assim, fortaleceremos a Famemg juntamente com os movimentos sociais", finalizou.

De Nova Lima,
Ana Paula de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário